Voltar ao site

Após propaganda da Bombril, PSOL pressiona Conar a promover publicidades antirracistas

Imagem: Reprodução

O PSOL, por meio dos mandatos negros de Áurea Carolina, Talíria Petrone e David Miranda, ao lado de parlamentares de outros partidos e com o apoio de toda a bancada do PSOL, enviou uma representação o Conselho de Ética do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar). No documento, os parlamentares exigem que o conselho promova campanhas contra o racismo e qualquer outra forma de discriminação após a propaganda racista lançada pela Bombril da esponja de aço “Kespinha”.

A hashtag #BombrilRacista foi um dos assuntos mais comentados do Twitter na manhã da divulgação do anúncio. No mesmo dia, a campanha foi tirada do ar pela empresa após a repercussão extremamente negativa.

A representação do PSOL aponta que o artigo 20 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária determina que é papel do Conar “orientar, promover, induzir e divulgar campanhas contra o racismo e contra qualquer forma de discriminação”. Também pede respeito à Constituição Federal e aos Tratados Internacionais de Direitos Humanos, que tratam do mesmo tema.

Além disso, o partido também pede a responsabilização dos envolvidos na elaboração e veiculação da publicidade da esponja de aço “Krespinha” e que o Conar determine a obrigatoriedade da Bombril veicular campanhas antirracistas nos meios de comunicação.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK