Voltar ao site

Bancadado envia ofícios ao Procurador Geral de Justiça do RJ e ao governador cobrando investigação sobre a chacina do Salgueiro

Foto: Reprodução TV Globo

A líderdo PSOL na Câmara, deputada Talíria Petrone (RJ), enviou nesta terça-feira (23)ofícios ao Procurador Geral do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira Mattos de Souza, e ao governador Cláudio Castro, pedindo que sejam realizadas rigorosas investigações sobre a operação realizada pela Polícia Militar no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no último domingo (21), que deixou oito pessoas mortas. Para a parlamentar, o que ocorreu foi mais uma chacina, resultado de uma política de segurança pública falida.    

"Emdefesa da Constituição Federal da República Federativa do Brasil, em especialdo Direito fundamental à vida e à dignidade humana, requeremos a V. Exa. que garanta a investigação e apuração rigorosa e idônea dos fatos relatados no presente ofício. Exigimos ainda a integral proteção das eventuais testemunhas. Também exigimos a rigorosa investigação, e as demais medidas cabíveis, sobre a alta letalidade no 7º Batalhão da Polícia Militar", destaca um dos trechos do documento, assinado por toda a bancada do PSOL.   

Os ofíciosressaltam ainda que operações como a realizada no Salgueiro contrariam, frontalmente, a decisão do STF, ao julgar Açãode Descumprimento de Preceito Fundamental (APDF) do PSOL, que determinou asuspensão das operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro, enquanto durar a pandemia de Covid-19.   

Para TalíriaPetrone, o que ocorreu no Salgueiro foi uma chacina, resultado de uma política de segurança pública baseada navingança. “Moradores tiveram que retirarcorpos do mangue, sem qualquer ajuda. Uma política genocida que nãocessa. Só neste ano, foram 242 pessoas mortas em 58chacinas no Rio. Em 2018, denunciamos o arquivamento da investigação de outrachacina no Salgueiro. Já passou da hora de mudar a lógica da segurança pública que deixa corpos pelo caminho. Esperamos uma resposta imediata do procurador de Justiça e do governador do Estado”, ressalta a líder.   

A bancada do PSOL também apresentará requerimento, junto à MesaDiretora da Câmara, de instalação de uma comissão externa para acompanhar asinvestigações do caso.  

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK