Voltar ao site

CLP aprova moção de apoio à greve dos trabalhadores da EBC

Foto: Divulgação/SJPDF

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados aprovou moção de solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, em greve desde 26 de novembro de 2021. A iniciativa é da líder Talíria Petrone, em reconhecimento à coragem destes trabalhadores em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, que mesmo diante do cenário de abusos, desmonte, retirada de direitos e ameaça de privatização, demonstram seu compromisso com os princípios da comunicação pública.

O governo federal incluiu a EBC no programa de privatização, mas esconde da sociedade que a empresa tem como sua principal fonte de financiamento a Contribuição para o Fomento à Radiodifusão Pública, paga por empresas de radiodifusão e telecomunicações anualmente, com bilhões de reais não repassados à empresa. 

O uso político e eleitoreiro dos canais da EBC pelos atuais gestores que está sendo investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A insensibilidade da direção da empresa é tamanha que, no cenário de extrema recessão, quer impor perdas salariais de até 15%, além de ter prejudicado trabalhadores com deficiência e gestantes em direitos garantidos há vários anos.

Além da retirada de direitos, precarização do trabalho e sucateamento da área técnica, os trabalhadores e trabalhadoras denunciam censura diária e assédio moral nas redações da empresa.

Num ato de coragem, os trabalhadores e trabalhadoras grevistas reivindicam a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho de 2020 e 2021, a retomada do pagamento do Auxílio às Pessoas com Deficiência e com Doenças Raras, o retorno da estabilidade pós licença maternidade, o pagamento de 25% de adicional noturno e a paralisação do processo de privatização/extinção da empresa pública.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK