Na minha rua não! Mandato lança campanha pela urgência do projeto que proíbe estátuas de escravocratas e racistas

O mandato da deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) lançounesta sexta-feira (13) a campanha Na minha rua, não!, que visapressionar para que o Projeto de Lei 5296/2020 seja pautado em regime deurgência na Câmara dos Deputados. Em 2020, a deputada, junto com Áurea Carolina e Orlando Silva, em articulação com o site Galeria de Racistas, protocolou o PL para proibir estátuas, bustos e placas de pessoas que se beneficiaram dos mais de 300 anos de escravidão.    

“Nós queremos que esses monumentos sejam realocados paramuseus, para serem expostos não de maneira heróica, mas, sim, de forma críticapelos crimes que comentaram em vida. No lugar, a ideia é colocar homenagens a personagens históricos negros e indígenas, que lutaram e resistiram ao genocídio do povo negro”, explica a parlamentar.

A recente prisão ilegal de Paulo Galo e de mais dois ativistasdo coletivo Revolução Periférica fez reacender o debate sobre as absurdashomenagens públicas a escravocratas, racistas, assassinos, genocidas nas ruas das cidades brasileiras.

Recentemente, a bancada do PSOL apresentou o requerimento deurgência para o PL 5296 e a campanha tem o objetivo de fortalecer essainiciativa.

Conheça a campanha em: https://m.taliriapetrone.com.br/naminharuanao. Abaixo, o vídeo de lançamento.

agosto 13, 2021