Voltar ao site

Pandemia: Projeto do PSOL determina medidas de proteção a idosos de instituições

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

· Iniciativas,Covid-19

A bancada do PSOL protocolou projeto de lei que estabelece práticas de atenção emergencial para idosos residentes em Instituições de Longa Permanência públicas, privadas ou filantrópicas, durante o período de pandemia do coronavírus.

A proposta determina uma série de práticas sanitárias e ações de cuidado direto e indireto, para garantir a higiene, segurança, bem estar físico e emocional de pessoas a partir dos 60 anos que moram nessas instituições. As medidas também devem incluir os profissionais de saúde, assistência social, cuidadores e corpo administrativo das instituições, mediante coordenação do Sistema Único de Assistência Social e do Sistema Único de Saúde.
Dentre as ações estão aferição da temperatura, fornecimento de máscaras e álcool gel, manutenção em dia de vacinas, realização de limpeza e desinfecção de áreas comuns, realização de testes da Covid-19, e garantia de condições para isolamento da pessoa idosa residente com suspeita ou diagnóstico da doença. O PL especifica também que as medidas serão custeadas pelo Fundo Nacional do Idoso.

A bancada do PSOL afirma que o Plano de Contingência às Pessoas Idosas do Ministério da Saúde traz apontamentos corretos e adequados, mas ressalta que não há por parte do governo federal qualquer legislação que dê consequência à necessária articulação entre políticas de saúde e assistência social.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK