Voltar ao site

PSOL cobra plano de combate à pandemia do novo Ministro da Saúde

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

· Covid-19,Iniciativas

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados enviou, no final da semana passada, um requerimento formal de informações ao Ministério da Saúde para cobrar que o novo ministro Nelson Teich apresente seu plano de gestão e medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. O partido também já pediu a convocação do ministro ao plenário da Câmara dos Deputados para que ele apresente seu plano de trabalho.

“Como sabemos, sem amparo em medidas científicas e contrariando autoridades sanitárias nacionais e internacionais, na linha proposta do presidente da República, uma possível nova gestão frente ao Ministério da Saúde que desrespeite às orientações das autoridades sanitárias pode levar a uma tragédia sem precedentes no nosso país”, justifica o PSOL no documento.

O PSOL mostra preocupação com o alto número de casos subnotificados de Covid-19 pelo Ministério da Saúde. “Há pelo menos duas semanas, a partir da divulgação dos boletins de controle epidemiológico pelo Ministério da Saúde e da constatação de que taxa de detecção no Brasil é muito inferior à de outros países, vem sendo amplamente noticiado que o país tem um quadro grave de subnotificações”, argumenta o partido no documento.

Número de testes produzidos no país e metas de testagem, são outros pontos abordados no requerimento. “Qual é, por unidade da federação, a real quantidade de testes represados, ou seja, que ainda aguardam análise? Qual a iniciativa deste Ministério para processar e liberar esses exames com a maior brevidade?”, questiona o PSOL

Quanto a respiradores, o partido pergunta como tem se dado a distribuição deles. “Que critérios estão sendo adotados na distribuição? Que medidas o Ministério tem adotado para superar dificuldades logísticas de transporte no tocante à distribuição nos pequenos municípios, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste?”, pergunta o partido ao novo ministro.

No total, foram 33 perguntas endereçadas a Nelson Teich. Você pode ler todas aqui.

Fonte: PSOL 50

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK