Voltar ao site

Talíria quer suspender aumento da tarifa de energia no estado do Rio

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) protocolou, nesta quinta-feira (17/03), dois Projetos de Decreto Legislativos para surtar os efeitos das resoluções que concedem reajuste anual à tarifa de energia no estado do Rio de Janeiro. Um PDL é destinado a suspender o aumento da Enel Distribuição RJ e o outro destinado a suspender o aumento da Light. Pelas decisões, em média, as contas ficarão entre 12% a 17% mais caras para os fluminenses. Os aumentos, que já entraram em vigor, serão divididos em três faixas distintas: uma para clientes residenciais, uma para consumidores de alta tensão e uma para consumidores de baixa tensão.

Nos projetos, a deputada argumenta que o Rio de Janeiro já é a segunda cidade mais cara do país e tem o custo de vida mais caro do que em 74% de cidades na América Latina. Por outro lado, pesquisa recente do IBGE revelou ainda que o Rio de Janeiro é o estado com a pior taxa de desemprego da Região Sudeste, com uma taxa de desocupação de 15,9 %. O rendimento médio da população fluminense caiu em 12%, chegando ao patamar médio de R$2.888.

“Não há justificativa para o aumento, ainda mais num país em crise econômica grave, como o Brasil hoje. Somos atualmente uma nação de endividados. Mais de 64 milhões de pessoas não conseguem pagar suas dívidas com cartão de crédito e 70% dos seus gastos foram feitos para compra de comida. Contamos hoje com a quarta maior taxa de desemprego do mundo, estando no patamar 13,5% em 2021”, destaca a deputada.

Confira os PDLs:

 

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK