• Prestando contas

    Talíria Petrone foi eleita para trazer as demandas do povo do Rio de Janeiro à Câmara Federal, a partir de um mandato popular e comprometido com a defesa dos direitos e com o combate às opressões. Transparência com o dinheiro público também é nosso compromisso.

  • O que já fizemos

    607 propostas legislativas

    Desde o começo, nosso mandato tem trabalhado exaustivamente para apresentar propostas para os interesses do povo. Foram projetos de lei, emendas, requerimentos, votos em separados. Você pode conferir, abaixo, todas as propostas por ano.

    25 emendas parlamentares

    Os deputados podem apresentar, a cada ano, até 25 emendas ao Orçamento da União, ou seja, indicar ao Poder Executivo 25 gastos específicos, para atender as demandas da comunidade que representa.

    O valor total de emendas a que cada deputado tem direito varia a cada ano. Todas as emendas que nosso mandato destinou podem ser conferidas abaixo.

     

  • Cota parlamentar

    A cota parlamentar, também chamada de verba indenizatória, é disponível para que cada mandato possa usar alguns serviços, já previamente definidos. É uma verba fixa, que varia de acordo com o Estado do parlamentar, devido ao valor das passagens aéreas. Ou seja, é uma verba usada para dar suporte ao trabalho da Talíria como deputada e também ao da nossa equipe.
     

    Nosso mandato contratou serviços que envolvem produção de vídeos, planejamento de mídias sociais e produção de material e designer gráfico para redes, site e impressos. Consideramos muito importante compartilhar, nas ruas e nas redes, o que ocorre no Congresso Nacional. A divulgação da nossa atividade parlamentar possui também caráter educativo, promovendo nossos projetos de lei e outras iniciativas, bem como tratando de temas relevantes. Isso também é parte de nossa responsabilidade com a transparência.

     

    Confira os valores por ano.

  • Verba de gabinete

    A verba de gabinete serve para pagar os salários dos funcionários do gabinete, que auxiliam a deputada e garantem o bom funcionamento do mandato. Esse valor é repassado diretamente pela Câmara dos Deputados.
     

    Nosso mandato utiliza toda a verba destinada à contratação de assessoria, prevista para todos os gabinetes, porque compreende que um mandato que se propõe defender os interesses do povo precisa de uma equipe qualificada e comprometida com o trabalho legislativo. Nossa equipe é composta de profissionais valorosos e altamente qualificados em suas funções que se dividem entre a assessoria política, jurídica e de comunicação. Somos uma equipe diversa, com 6 mulheres negras, 7 mulheres brancas, 4 homens negros e 1 homem branco. Dentre os quais, seis são LGBTs.

     

    Equipe atual
    Jurídico: 1 (Rio de Janeiro)
    Comunicação: 5 (Rio de Janeiro /Brasília)
    Administrativo: 2 (Rio de Janeiro/Brasília)
    Chefia de Gabinete: 1 (Brasília)
    Assessoria Técnica e Política: 9 (Rio de Janeiro/Brasília)
    Total em 2020: 18 pessoas

     

    Por motivos de segurança, não vamos disponibilizar aqui os nomes e salários dos nossos trabalhadores, mas essas informações estão todas no site da Câmara.

    Confira os valores por ano.

  • Passagens aéreas

    Antes da pandemia, Talíria viajava semanalmente, do Rio de Janeiro para Brasília e vice-versa. O gasto de passagem aérea é de fato alto por isso. Foi eleita com o compromisso de sempre estar conectada com o território e atenta às demandas da população do Rio de Janeiro. Por isso, toda semana ela está de volta ao nosso estado, cumprindo uma série de agendas na capital, em Niterói e no interior.

    Também vale ressaltar que em fevereiro de 2019 e 2020 realizamos, no Rio de Janeiro, o seminário de planejamento de toda a equipe e esse gasto também se refere ao deslocamento da assessoria de Brasília. Em 2019, Talíria foi ao Ceará para uma inspeção no sistema penitenciário do estado, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Também em 2019, a deputada foi a Florianópolis para participar de um debate e acompanhar a situação do Quilombo Vidal Martins.

    Além disso, as milhas acumuladas com as passagens aéreas foram todas utilizadas para contribuir com atividades de movimentos sociais. Entendemos que esse crédito, por ser acumulado a partir de um gasto público, não deve ser utilizado pelo parlamentar, mas sim em prol de atividades populares.

  • Aposentadoria especial

    Talíria não aderiu ao regime de aposentadoria especial de parlamentar. Portanto, ela irá se aposentar como professora, mesmo que licenciada para exercer o mandato de deputada federal.

     

    Muitos deputados usam de forma demagógica a renúncia da aposentadoria especial e do auxílio, mas esquecem de informar aos eleitores que essa verba não retorna ao orçamento geral. Não vai para saúde ou educação. Diferente disso, apresentamos o PL 1657 para taxar lucros e dividendos e grandes fortunas, proposto com base na reforma tributária. Isso, sim, irá combater privilégios de verdade, redistribuir recursos, resolver a crise fiscal do Brasil. Também garantirá a destinação de verba para a educação e saúde.

  • Transparência

    Para nós, é muito importante que os eleitores fiscalizem seus deputados e exijam explicações sobre o uso da verba pública. Porém, mais do que isso, é importante acompanhar as votações, a presença no plenário e as propostas defendidas.

     

    Somos do partido que votou contra o congelamento por 20 anos em investimentos em todas as áreas sociais (Emenda do Teto de Gastos), infelizmente em vigor, com apoio de parlamentares que se dizem representar uma política nova e diferente. Somos de um partido que, nos últimos 20 anos, tem votado contra o aumento dos próprios salários, pela reforma tributária, contra as reformas da previdência que prejudicam os mais pobres. Historicamente, propomos medidas que combatem privilégios, e não é de hoje que estamos na luta contra os ajustes fiscais. No site da Câmara, também há como comparar o número de projetos de lei apresentados e quais são eles, nossas falas e presença em comissões e no plenário.

     

    Afinal, é para isso que somos eleitas. Não adianta dinheiro poupado que não é revertido em um trabalho de garantia de direitos para todas e todos. Continuem acompanhando as ações da deputada e fiquem sempre atentos à nossa prestação de contas!

    Todos os Posts
    ×